Stop Motion

domingo, 20 de setembro de 2009 by Ângela Meireles
Olá mundo! ;-)
Esta é a minha primeira mensagem neste meu 3º blog que é dedicado à disciplina de Oficina Multimédia B e onde publicarei frequentemente o trabalho que irei desenvolver nesta disciplina este ano e também o trabalho e/ou projectos de outras disciplinas.
Quis que esta primeira mensagem possui-se já um pouco de informação sobre uma área da animação, o stop motion, que está associada a um projecto pensado pela turma no âmbito da disciplina de Oficina de Artes.

Vou passar a falar então dos conhecimentos que já adquiri sobre stop motion durante o anterior ano lectivo em que observava o antigo 12º ano e os seus trabalhos na disciplina de Oficina Multimédia B e também durante um curso de animação na Universidade Júnior, na FBAUP, no passado mês de Julho que embora se baseasse na animação por riscar e pintar película cinematográfica, teve uma breve introdução sobre animação em geral onde também falamos de stop motion.

Primeiro e antes de tudo, o que é o stop motion? porquê este nome? Se traduzirmos os dois elementos "stop" e "motion" temos que: stop significa parar, parado ou estático e motion significa movimento ou deslocação. Ora vendo as coisas assim e traduzindo à letra stop motion, parece não fazer muito sentido: movimento parado?? Mas se pensarmos um pouco faz todo o sentido porque a técnica de stop motion caracteriza-se pela animação de várias fotografias, cada uma com uma captação diferente de uma posição de um corpo ou objecto parado nessa mesma posição, que uma vez animadas sugerem ao olho humano a ideia de movimento.



Este vídeo acima foi uma "brincadeira" feita por mim, pelo Luís Cunha (12ºG) e pela Ana Filipa (aluna da Escola Soares dos Reis) num dos intervalos do curso que realizamos na FBAUP. Foi o nosso primeiro vídeo de animação e por isso não tem uma grande qualidade. Tiramos cerca de 80 fotografias e animamo-las com o programa Movie Maker.

Por ultimo ficam dois vídeos, um de um making of e o outro a animação em stop motion já realizada de um anuncio publicitário.

Making of xBox - Stop Motion Commercial




xBox - Stop Motion Commercial

Posted in | 2 Comments »

2 comentários:

Regina Lamares disse...

olá ,-)

gostei muito do trabalho de investigação, dos vários exemplos, já, existentes no que diz respeito ao próprio processo de trabalho personalizado. Contudo, devo referir que o fundo azul não é o indicado para o texto a negro, porque lhe tira a legibilidade.
parabéns e um belíssimo ano escolar, Regina

Regina Lamares disse...

figura(texto)/fundo

DAAAHHHHHH


BRAVOOOOOOO !!!


Bom ano e BOM TRABALHO


Lírio

Enviar um comentário

Sobre mim

Ângela Meireles
Estudante de Artes Visuais
17 anos